O que preciso para alugar um imóvel?

Quem aluga um imóvel, tem direitos e deveres a cumprir e precisa apresentar alguns documentos essenciais à imobiliária. Confira quais são eles e algumas dicas e informações úteis que preparamos para te orientar. Baixe agora!

Clique e faça o download

Manutenção do Imóvel

O inquilino deve cuidar do imóvel como se fosse seu. A responsabilidade pela solução de problemas de manutenção pode ser do locador ou do inquilino, mas será do inquilino se decorrerem do mau uso da propriedade. O indicado é a comunicação desses problemas seja protocolada por escrito na Mantovani.

Há itens dentro do imóvel que sofrem desgaste natural com o passar do tempo. A manutenção frequente garante que o imóvel mantenha suas características originais, bem como a qualidade de vida de seus moradores. Confira abaixo os itens cuja manutenção é de responsabilidade do inquilino:

Despesas do condomínio

As despesas de manutenção, como limpeza, conservação e pintura das instalações e dependências de uso comum são de responsabilidade do inquilino. Consumo de água, luz, esgoto, manutenção e conservação dos jardins, elevadores, bombas hidráulicas, interfones, portões, segurança, equipamentos de lazer, piscina e sala de ginástica também pesam no bolso do morador.

Aquecedores

É responsabilidade do locatário realizar revisão e limpeza a cada seis meses. Os comprovantes das revisões devem ser apresentados na saída do imóvel.

Piscinas

Fabricantes, construtores e técnicos recomendam que a piscina não seja esvaziada. A limpeza periódica garante sua manutenção frequente. Pressurizadores: A manutenção deve ser realizada semestralmente.

Caixas de gordura

É necessário limpar periodicamente as caixas de gordura, pelo menos a cada trinta dias, removendo todo o detrito acumulado e lavando as tampas com uma mistura de água e querosene, na proporção de um litro de querosene para cinco litros de água.

Banheiras de hidromassagem

Não ligue o interruptor com a banheira vazia. Faça o teste de funcionamento somente com a banheira cheia, para evitar que o motor queime.

Instalações elétricas e encanamento

Cabe ao locatário realizar as manutenções periódicas de equipamentos como alarmes, interfones, cerca elétrica e motor do portão. Caixa d’água: A limpeza deve ser feita a cada seis meses. Entupimentos, vazamentos, curtos e outros danos causados pelo inquilino também devem ser pagos por ele.

Calhas

Cabe ao locatário fazer a limpeza periódica do telhado, das calhas e dos dutos de esgoto pluvial, como forma preventiva a goteiras e infiltrações.

Móveis

Uma maneira fácil de fazer a mudança de móveis sem danificar o piso é colocar o móvel sobre um tapete velho, virado ao contrário (a parte macia para baixo), e depois puxar o tapete.

Piso de madeira

Conforme recomendação das empresas que instalam os pisos de madeira, a limpeza deve ser feita apenas com um pano umedecido. Não se deve utilizar ceras, verniz ou qualquer tipo de produtos que formem película, para evitar a perda da garantia do piso.

Vaso sanitário

Não jogue objetos no interior do vaso sanitário, como papel higiênico, absorvente, aromatizantes, sabonetes, entre outros. Isso evitará entupimentos.

Devolução do Imóvel

Confira o passo a passo para a entrega das chaves:

  • Enviar aviso por escrito, 30 (trinta) dias antes de desocupar o imóvel (Art. 06 da Lei 8.245/91).
  • A vistoria será agendada após a entrega das chaves com todos os documentos. Não agendamos vistoria antes da entrega das chaves.
  • O imóvel deverá ser devolvido conforme a vistoria de entrada. Se a pintura era nova quando locou o imóvel, deverá ser entregue com o mesmo padrão de acabamento e cores.
  • O aluguel será cobrado até o imóvel ficar conforme a vistoria de entrada e as chaves serem entregues na administradora.
  • Entregar à Mantovani as faturas finais da Elektro e da Sabesp pagas.
  • Entregar à Mantovani a fatura final do gás (quando houver).
  • Quando alugar um apartamento e quando houver taxa de mudança, trazer a liberação e pagamento e declaração de quitação de todos os débitos de condomínio (constando telefone do síndico e/ou administradora).
  • Para a entrega das chaves, todas as exigências acima devem ter sido atendidas.
  • As presentes providências estão previstas na Lei do Inquilinato (8.245/91), bem como nas disposições contratuais.