Por que investir em imóveis?

Você tem interesse em investir no mercado imobiliário? Veja as vantagens desse tipo de investimento!

Não existe apenas uma, mas várias razões para você investir em imóveis. Embora não possuam a mesma liquidez que ações e demais aplicações financeiras, imóveis são investimentos seguros. Isso porque, as unidades imobiliárias (residenciais ou comerciais), além de valorizarem ao longo dos anos, podem ser alugadas enquanto não há possibilidade de venda.

Confira outras vantagens do investimento em imóveis:

INVESTIMENTO SEGURO E RENTÁVEL – Um imóvel é um bem que permanece como uma reserva patrimonial sólida, que garante a preservação do dinheiro investido e ainda se torna mais valorizado ao longo do tempo.

RETORNO FINANCEIRO – Ao comprar um imóvel, existe uma certeza: você terá retorno financeiro a qualquer momento que decidir vendê-lo. Além disso, diferentemente do mercado de ações, por exemplo, o investimento em imóveis não sofre com uma alta volatilidade.

FACILIDADE PARA COMPRA – Existem diversas formas que garantem facilidade para os investidores, seja com o financiamento imobiliário, a possibilidade de utilizar o  FGTS ou a realização da compra do imóvel direto com as construtoras, que oferecem condições mais flexíveis de negociação.

MAIOR CONTROLE – Com um imóvel, você tem o controle total das decisões. Pode realizar melhorias com o objetivo valorizá-lo, pedir um valor mais alto ou mesmo recusar uma proposta de compra se o preço estiver abaixo da sua expectativa de retorno. Estando no controle dessas decisões, seu grau de confiança será muito maior, principalmente em períodos de crise ou instabilidade econômica.

DEMANDA CONSTANTE – Segundo dados do IBGE, existe um déficit habitacional no Brasil de 5,5 milhões de residências (CBIC Dados, Fundação João Pinheiro; Déficit Habitacional no Brasil, 2015). Este fato, somado ao aumento populacional, gera um aumento consistente na demanda por imóveis. O efeito deste aumento da procura é uma valorização dos imóveis já existentes, pois as empresas do setor não possuem capacidade de produção para atender toda a demanda.

DIVERSIFICAÇÃO – O investimento em imóveis é muito usado para diversificar o portfólio de investimentos e reduzir os riscos do investidor. Mesmo aqueles que preferem investir na bolsa de valores possuem ao menos parte de seu dinheiro alocado em imóveis; seja de forma direta, adquirindo um imóvel, ou indireta, através de fundos imobiliários.

Leia também no blog da Imobiliária Mantovani: comprar ou construir um imóvel – o que é melhor?

Imóvel na planta: vantagens e desvantagens

Confira os prós e os contras de comprar uma casa ou apartamento na planta e saiba se é a melhor opção para você!

Sair do aluguel e adquirir uma casa própria é o sonho de muitas famílias. E uma das opções mais baratas disponíveis no mercado imobiliário são os imóveis na planta.

No entanto, antes de optar por esse tipo de investimento, é preciso levar em conta fatores como o valor que você pode investir, a pressa que você tem para se mudar e o histórico e reconhecimento da construtora ou incorporadora responsável pelo projeto.

Quer descobrir quais são as vantagens e desvantagens de um imóvel na planta? Então confira:

VANTAGENS

  • Prazo maior para pagamento, parcelas e juros menores;
  • Pode ser de 20% a 25% mais barato do que um imóvel pronto para morar;
  • Você tem a possibilidade de planejar com calma cada passo, inclusive o acompanhamento mensal da construção do imóvel até ele ficar pronto, podendo escolher ao final se deseja morar ou revender;
  • Além disso, um imóvel é um bem que permanece como uma reserva patrimonial sólida, que garante a preservação do dinheiro investido e se torna ainda mais valorizado ao longo do tempo.

DESVANTAGENS

  • O tempo para o imóvel ficar pronto é muito maior;
  • Há o risco de atraso na entrega do imóvel;
  • E também a dúvida se o imóvel será entregue de acordo com o prometido, especialmente no tocante ao acabamento e a decoração das áreas comuns.

Não esqueça: não é recomendado direcionar mais que 30% da sua renda mensal com o financiamento imobiliário, pois este é um investimento de longo prazo.

Avalie ainda a possibilidade financiar o imóvel diretamente com a incorporadora, pois os juros costumam ser mais baixos que os praticados pelos bancos e o prazo para quitação, portanto, muito menor.

Leia também no blog da Imobiliária Mantovani: quais as vantagens da composição de renda para financiamento de imóvel?

Conheça a linha de financiamento para aquisição de terreno e construção da CAIXA

Nessa linha, você financia a compra do terreno, a mão de obra e os materiais para construir sua casa própria. Saiba mais!

Você sonha em ter uma casa própria, mas não tem dinheiro para investir em um imóvel pronto? Então a linha de financiamento Aquisição de Terreno e Construção da CAIXA pode ser uma boa opção para você e sua família!

Ideal para quem deseja financiar não apenas a compra do terreno, mas também a construção da casa (incluindo mão de obra e materiais), essa linha de financiamento permite o financiamento de até 80% do valor do imóvel e a utilização do FGTS para parte do pagamento.

O financiamento é feito pelo Sistema Financeiro de Habitação e tem como garantia o próprio terreno. A taxa de juros é a partir de 5% ao ano e a prestação não pode ser maior que 30% da sua renda familiar bruta.

O terreno deve estar localizado em área urbana ou em lugares com infraestrutura. Não há um valor máximo para os imóveis e o montante é calculado com base na sua capacidade de pagamento. Há descontos especiais para famílias com renda mensal até R$ 3.600,00.

Para contratar, você precisa primeiramente fazer uma simulação no site da CAIXA. Depois, deve organizar os documentos exigidos e levar a uma agência bancária. Um dos requisitos para aprovação do financiamento é que o terreno esteja com a documentação em dia.

Além disso, você precisa ter um projeto arquitetônico do imóvel assinado por um arquiteto ou engenheiro. Com o projeto e a aprovação da prefeitura em mãos, é preciso desenvolver o cronograma da obra, que vai auxiliar o acompanhamento e liberação das etapas seguintes. O cronograma é físico financeiro, ou seja, ele que vai dizer quanto será pago por mês, tudo de acordo com a medição na obra feita pela Caixa Econômica.

Caso o cadastro e projeto sejam aprovados, o proprietário do lote receberá inicialmente 100% do valor do terreno. Quando a primeira etapa da obra estipulada no

cronograma estiver concluída, você recebe a primeira parcela para pagar a construção. Quando a segunda etapa estiver concluída, você recebe a segunda parcela. E assim sucessivamente. Por isso, é essencial ter um bom planejamento financeiro para garantir o andamento de todas as fases.

O prazo para quitar o financiamento é de até 30 anos e a taxa de juros é a partir de 5% ao ano.

CLIQUE AQUI e confira no site da Imobiliária Mantovani terrenos à venda em Tatuí.

Valor do aluguel: como não comprometer sua renda mensal

Descubra como calcular o valor ideal de aluguel para o seu bolso

Você sabe quanto pagar de aluguel de acordo com as suas condições financeiras?

Tudo depende, é claro, do tipo do imóvel que você escolhe para morar. Mas, para decidir pelo preço ideal e fechar o contrato, sem que sua renda mensal seja comprometida, é preciso planejamento e precaução.

Saiba quais são esses cuidados e descubra até quanto você pode pagar de aluguel:

A importância da localização de um imóvel

Descubra os benefícios de morar em um imóvel com boa localização!

A localização é um dos pontos mais importantes a serem avaliados antes de comprar ou alugar um imóvel. Isso porque, além de afetar a qualidade de vida dos moradores, influencia e muito o valor do imóvel ou do aluguel.

Confira as vantagens morar em uma casa ou apartamento com boa localização:

INFRAESTRUTURA – Uma boa localização conta com diversas vias de acesso, ruas asfaltadas e em boas condições, iluminação pública adequada e facilidade de transporte.

COMÉRCIOS E SERVIÇOS – Já pensou que ótimo não precisar tirar o carro da garagem ou pegar um ônibus para levar as crianças à escola, ir até o banco, a padaria ou um restaurante? Regiões bem localizadas oferecem todas essas facilidades.

SEGURANÇA – Além de maior presença de policiamento, boas localizações podem oferecer também estruturas de segurança completas, como vigias particulares e câmeras de segurança. Assim, você e sua família podem viver com muito mais tranquilidade.

VALORIZAÇÃO DO IMÓVEL – Imóveis em localizações melhores são mais procurados e, portanto, alcançam valores maiores de mercado. Além disso, como há um limite de ocupação em cada região, a valorização será constante ao longo do tempo.

QUALIDADE DE VIDA – Todos os benefícios anteriores afetam diretamente a qualidade de vida dos moradores. Com opções de comércios, serviços e lazer próximos, ganha-se tempo e economiza-se dinheiro, o que torna a vida muito mais prática e agradável.

A Imobiliária Mantovani conta com diversas ofertas de imóveis para alugar ou vender em Tatuí. CLIQUE AQUI e confira as opções!

Quais as vantagens da composição de renda para financiamento de imóvel?

Entenda como funciona e quais os benefícios da composição de renda para comprar um imóvel!

A composição de renda é um facilitador para quem quer tornar o sonho da casa própria realidade, pois aumenta a margem para a obtenção do financiamento imobiliário. A composição de renda consiste em somar os rendimentos de duas ou mais pessoas para conseguir comprar um imóvel de maior valor.

No entanto, como todo tipo de negociação, essa opção apresenta vantagens e desvantagens.

Conheça quais são elas:

FACILIDADE DE APROVAÇÃO – Os bancos exigem que apenas 30% da renda familiar seja comprometida com um financiamento imobiliário. Ao somar a renda de duas ou mais pessoas, é possível assumir parcelas mais caras. Assim, o valor total do financiamento pode ser maior, o que viabiliza a aquisição de imóveis que antes não seriam aprovados pelo banco.

USO DO FGTS – Também é possível compor renda somando o valor do FGTS de duas ou mais pessoas para usar como entrada ou para amortizar o saldo devedor, desde que respeitadas as regras estabelecidas.

MENOR IMPACTO FINANCEIRO – Como as prestações serão divididas entre você e as demais pessoas que compõem o contrato de financiamento, o custo mensal fica muito menor.

PRAZO DE FINANCIAMENTO – Ao aprovar a composição de renda, os bancos tomam como referência a idade do participante mais velho. Ou seja, quanto mais idade tiver o participante mais velho, menor será o prazo de financiamento e maior o valor das parcelas.

MINHA CASA MINHA VIDA – Os beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida também podem utilizar a composição de renda para o financiamento, mas apenas uma vez na vida. Se um dos componentes desistir do imóvel, ele não terá o direito de fazer outro financiamento pelo programa.

RISCO DE IMPREVISTOS – Casais se separam, amigos brigam, pais e filhos se desentendem. Um financiamento imobiliário pode durar até 30 anos e qualquer um desses problemas de relacionamento pode afetar a composição de renda. Por isso, é importante ter muita cautela ao escolher quem assinará o contrato.

Leia também no blog da Mantovani: como utilizar seu FGTS para comprar um imóvel.

Tatuí: atrações turísticas para você conhecer

Confira dicas de passeio para você aproveitar na Capital da Música

Tatuí foi fundada em 11 de agosto de 1826 e teve como primeiros habitantes os exploradores bandeirantes. Um dos marcos históricos do município é o fato de ter sido uma das primeiras cidades brasileiras a libertar seus escravos, antes mesmo da Lei Áurea.

Tatuí está localizada na Região Metropolitana de Sorocaba, a 130 km da capital São Paulo, a 124 km do Aeroporto Internacional de Viracopos, a 164 km do Aeroporto Internacional de Cumbica e a 215 km do Porto de Santos. Suas principais vias de acesso são a Rodovia Castelo Branco e a Rodovia Raposo Tavares.

Conhecida como Capital da Música, a cidade tem como marca registrada de Tatuí o espírito receptivo de seus 110 mil habitantes, característica que dá ao município o nome de Cidade Ternura.

Se por um lado Tatuí preserva suas tradições, como a deliciosa gastronomia de doces caseiros e ruas históricas de paralelepípedos, por outro apresenta um desenvolvimento urbano que, cada vez mais, atrai novas empresas e indústrias à cidade. Nesse sentido, o lema que consta no brasão da cidade se torna realidade: “Venceu pelo próprio esforço”.

Conheça algumas atrações turísticas da cidade:

FESTA DE SÃO JORGE –  A Procissão de Cavaleiros de São Jorge é uma tradição que existe há mais de 50 anos em Tatuí. Em uma cavalgada pelas ruas da cidade, cavaleiros e muladeiros celebram o dia de São Jorge (23 de abril), também conhecido como o Santo Guerreiro. A procissão é uma demonstração de fé e uma forma de resgatar a cultura caipira.

PARQUE MARIA TUCA – Nesse verão, uma boa opção de passeio para crianças e adultos é o Parque Maria Tuca. O local  tem quadras, piscinas naturais, lanchonete e muito espaço para diversas atividades, incluindo a caminhada. O parque abre nos sábados e domingos das 9h às 16h30 e a entrada é gratuita!

ESTÁTUAS DO MUSEU – As estátuas instaladas na Praça Manuel Guedes (do Museu Histórico Paulo Setúbal), são uma homenagem a Paulinho Ribeiro, Noel Rudi, João do Irineu, Ditinho Rolim, José Fiuza, Osmil Martins e Raul Martins, músicos e seresteiros que fazem parte da história e da identidade de Tatuí.

Para ver mais dicas de passeios e atrações turísticas em Tatuí, CLIQUE AQUI e siga a Imobiliária Mantovani no Instagram.

Confira dicas de planejamento financeiro para comprar seu novo imóvel!

Ao contratar um financiamento imobiliário para aquisição de um novo imóvel, é preciso estar muito bem informado sobre as opções de crédito imobiliário disponíveis no mercado, as condições oferecidas por cada uma delas e, principalmente, manter os pés no chão e tomar cuidado para não prejudicar a sua vida financeira.

Para te ajudar a conquistar sua casa própria sem comprometer o seu futuro e o da sua família, a Mantovani preparou o e-book Dicas de Planejamento Financeiro para Comprar um Novo Imóvel. O objetivo é te orientar a fazer a melhor escolha, de acordo com suas necessidades.

O material é totalmente gratuito, aproveite! CLIQUE AQUI para fazer o download.

Descubra como realizar sua mudança com tranquilidade

O processo de mudança de um imóvel para outro é sempre cheio de dúvidas e requer planejamento para evitar que imprevistos e situações incômodas possam surgir.

Por isso, é sempre bom garantir que tudo saia como esperado e que esse seja um momento agradável e tranquilo para depois só aproveitar sua nova casa ou apartamento.

No e-book “Como realizar sua mudança com segurança e tranquilidade”, você confere diversas dicas que a Imobiliária Mantovani separou para que a sua mudança ocorra sem problemas!

Aproveite: o material é totalmente gratuito. CLIQUE AQUI para baixar.

Manutenção de imóvel alugado: a responsabilidade é de quem?

Durante a duração do contrato de aluguel, é muito comum ter dúvidas sobre quem deve pagar por consertos e reformas no imóvel. Para te ajudar a entender essas responsabilidades, separamos algumas dicas:

INQUILINO – Deve cuidar da manutenção preventiva do imóvel, ou seja, é responsável por cuidados básicos que evitam danos antes deles ocorrerem. Isso inclui a pintura, a limpeza de calhas, telhado e da caixa de gordura. Também responde por danos como possíveis vazamentos e entupimentos, vidros ou azulejos quebrados, estragos causados ao carpete.

Lembre-se: informe sempre a imobiliária quando um problema ocorrer.

PROPRIETÁRIO – Deve arcar com os custos de todos os consertos estruturais, ou seja, aqueles que são fundamentais para manter o imóvel em condições de ser utilizado. Ou seja, problemas na rede elétrica ou hidráulica, esgoto, telhado, vícios ocultos e imperfeições pré-existentes são de responsabilidade do proprietário do imóvel.

Para saber mais sobre imóveis alugados, leia o post Vistoria e devolução do imóvel: como funcionano blog da Imobiliária Mantovani.19

1 2 3